sábado, 10 de dezembro de 2011

Crimes Sexuais e o Vaticano

Quinta-feira, 8 de dezembro de 2011
Sexo, Crime e Vaticano ajudou a desvendar um mistério. Revelações e confissões que causam revolta. Uma vítima de abuso sexual desvendando o mistério escondido pelo vaticano. Padres envolvidos em escândalos de pedofilia protegidos pela santa igreja. Quarenta anos de mistério guardado a sete chaves. O papa Bento 16 é acusado de acobertar e silenciar crimes de abusos sexuais contra menores.

Há dois anos, o documentário feito pela emissora BBC caiu como uma bomba no vaticano. A igreja sabia que existiam denúncias contra um padre que era acusado de pedofilia. Em vez de denunciá-lo a igreja católica o escondeu das autoridades. A decisão foi baseada em um documento secreto da igreja mantido em sigilo durante décadas. E o homem responsável por isso: cardeal Joseph Ratzinger, hoje Papa Bento 16.


O documento secreto do vaticano queria proteger a reputação dos sacerdotes, até que a igreja investigasse, mas na prática só aumentou a impunidade. Por vinte anos o papa Bento 16 foi o cardeal encarregado de aplicá-lo. E quando teve a oportunidade de extinguí-lo, em 2001, criou sua continuação. Só que desta vez enfatizava o segredo com pena de ex-comunhão. O documento foi repassado ao mundo todo, desta vez com uma ressalva: competência exclusiva do vaticano. Em outras palavras, todas as acusações de abuso devem passar obrigatoriamente pelo vaticano.


O novo decreto de Ratzinger era visto por muitos como uma chance de a igreja limpar sua imagem, mas ao mesmo tempo surgem nos Estados Unidos outro escândalo. Um ex coroinha que foi abusado quer justiça e viaja para lá. Neste momento é descoberto que não são casos isolados e que mais uma vez foram abusos acobertados pelo vaticano.


O vaticano não respondeu a repetidos pedidos para uma entrevista sobre os casos apresentados no filme. Recentemente o papa Bento 16 acenou com a admissão de culpa pelos escândalos de pedofília envolvendo sacerdotes católicos. Para ele,
"a maior ameaça ao catolicismo não vem de inimigos externos e sim de pecadores dentro da igreja". Bento 16, que é acusado de ter agido para acobertar os escândalos, quando ainda era cardeal, disse que "a igreja precisa reaprender a fazer penitência por seus pecados e aceitar a purificação". Para o papa, "o perdão não substitui a justiça".

No Brasil, caso de pedofilia um padre inescrupuloso da igreja católica deixou marcas em uma família brasileira humilde. Pela primeira vez na história da igreja católica brasileira o vaticano reconhece um caso de abuso sexual contra menores. Prisões, confissões, revelações, perplexidade.


O depoimento das vítimas. Entrevistas contundentes. Testemunhas localizadas, que confirmam abusos. E uma série de detalhes apurados. Tudo isso fornece às autoridades fortes indícios da formação de uma quadrilha de pedófilos agindo na Igreja Católica em Arapiraca. A longa investigação repercutiu em todo o mundo e o que antes estava só por trás da sacristia é exposto.


Após duas horas de conversa, padre Edilson Duarte, um dos acusados de pedofilia, revela ter abusado de menores e faz revelações surpreendentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário