“[...] o Senhor é Deus em cima nos céus e embaixo na terra. Não há nenhum outro” (Deuteronômio 4:39)
A oração que chamamos de Pai Nosso
começa com a simples frase: “Pai nosso que estás nos Céus.” É difícil
entendermos quão significativa e radical era uma afirmação como esta
para a mentalidade de um homem comum nos dias de Jesus.
começa com a simples frase: “Pai nosso que estás nos Céus.” É difícil
entendermos quão significativa e radical era uma afirmação como esta
para a mentalidade de um homem comum nos dias de Jesus.
Veja bem: as pessoas religiosas
daquele tempo tinham uma reverência e um temor tão grande por Deus que
nem prenunciavam o Seu nome. Quando Jesus diz “Vocês, orem assim: ‘Pai
nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome'” (Mateus 6:9), isso deve ter sido encarado como uma blasfêmia.
daquele tempo tinham uma reverência e um temor tão grande por Deus que
nem prenunciavam o Seu nome. Quando Jesus diz “Vocês, orem assim: ‘Pai
nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome'” (Mateus 6:9), isso deve ter sido encarado como uma blasfêmia.
Mas algo significativo estava
acontecendo. Jesus estabelecia uma nova aliança. Ela seria completa por
Sua morte na cruz e por Sua ressurreição. Antes da chegada de Cristo, as
pessoas de Deus, para chegar e Ele, tinham que passar pelo sumo
sacerdote. Ele era seu representante, seu intercessor, quem ia diante de
Deus uma vez ao ano no Dia da Expiação (ou Dia do Perdão) e oferecia um
sacrifício animal. Lá, ele colocava, simbolicamente, os pecados da
nação em um animal, um bode expiatório.
acontecendo. Jesus estabelecia uma nova aliança. Ela seria completa por
Sua morte na cruz e por Sua ressurreição. Antes da chegada de Cristo, as
pessoas de Deus, para chegar e Ele, tinham que passar pelo sumo
sacerdote. Ele era seu representante, seu intercessor, quem ia diante de
Deus uma vez ao ano no Dia da Expiação (ou Dia do Perdão) e oferecia um
sacrifício animal. Lá, ele colocava, simbolicamente, os pecados da
nação em um animal, um bode expiatório.
Os Israelitas não poderiam
simplesmente ir à presença de Deus e ter acesso ilimitado a Ele. Eles
não podiam conhecer Ele de uma forma pessoal e íntima, como é possível
hoje. Mas depois que Jesus reapareceu e Maria Madalena o reconheceu, Ele
disse: "[...] Vá, porém, a meus irmãos e diga-lhes: Estou voltando para
meu Pai e Pai de vocês, para meu Deus e Deus de vocês" (João 20:17).
simplesmente ir à presença de Deus e ter acesso ilimitado a Ele. Eles
não podiam conhecer Ele de uma forma pessoal e íntima, como é possível
hoje. Mas depois que Jesus reapareceu e Maria Madalena o reconheceu, Ele
disse: "[...] Vá, porém, a meus irmãos e diga-lhes: Estou voltando para
meu Pai e Pai de vocês, para meu Deus e Deus de vocês" (João 20:17).
Os Israelitas não podiam
simplesmente ir à presença de Deus e ter acesso ilimitado a Ele. Eles
não sabiam que Jesus abrira uma nova forma de nos aproximarmos de Deus.
Agora podemos orar a Deus como o Pai Nosso.
simplesmente ir à presença de Deus e ter acesso ilimitado a Ele. Eles
não sabiam que Jesus abrira uma nova forma de nos aproximarmos de Deus.
Agora podemos orar a Deus como o Pai Nosso.
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