terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Capacitação



"Então Ananias foi, entrou na casa, impôs as mãos sobre Saulo e disse: 'Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que lhe apareceu no caminho por onde você vinha, enviou-me para que você volte a ver e seja cheio do Espírito Santo'". (Atos 9:17)

A partir do livro de Atos, fica claro que o poder do Espírito Santo capacita e habita em cada crente. Uma série de eventos em Atos reforçam o poder do Espírito Santo como sendo algo separado da salvação, ainda que possa acontecer ao mesmo tempo.

Quando os crentes ouviram que Saulo de Tarso fora convertido, eles basicamente pensaram: "Saulo, um crente? De jeito nenhum". Saulo era um perseguidor notório da igreja. Sua conversão foi, no mínimo, inesperada. Mas Deus falou a um homem chamado Ananias e disse-lhe para ir visitar Saulo e orar por ele, porque Saulo havia sido escolhido para levar o evangelho aos gentios.

Saulo já tinha posto sua fé em Cristo. A caminho para Damasco, ele já tinha encontrado o Senhor ressuscitado. Mas Ananias chegou e disse: "Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que lhe apareceu no caminho por onde você vinha, enviou-me para que você volte a ver e seja cheio do Espírito Santo" (Atos 9:17). Saulo se tornaria o apóstolo Paulo, um dos pregadores mais poderosos da história da igreja e autor inspirado de boa parte do Novo Testamento.

Pedro é um outro exemplo da diferença que o poder do Espírito Santo faz na vida de um crente. Antes de Pentecostes, podemos vê-lo cheio de medo e até mesmo negando o Senhor. Mas depois de Pentecostes, ele se tornou um homem muito mudado.

Assim, o Espírito Santo não só habita em nós e nos sela como crentes, mas também nos capacita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário