domingo, 27 de outubro de 2013

Aprenda Hebraico Bíblico.

Mensagem pessoal de Dr.Eli
Para ver isto em seu navegador, consulte a nossa versão web
De Jacó para Israel: Uma transformação monumental
Aprenda Hebraico Bíblico.
Caro Afonso, shalom!

Quando analisamos os nomes de personagens bíblicos em Hebraico, podemos ver coisas que não podem ser vistas na tradução. Como exemplo, temos a história de Jacó, que depois ficou conhecido como “Israel”. 
O nome Jacó em Hebraico (YAKoV) está conectado com a palavra para “calcanhar” (EKeV). Você deve lembrar que quando Esaú, o irmão gêmeo de Jacó, saiu a parteira não acreditava: O irmão de Esaú estava segurando ele pelo calcanhar, não deixando ele sair! Vendo o seu filho segurando seu irmão pelo calcanhar, Rebeca e Isaque o chamaram de Yakov (Jacó).
O nascimento de Jacó definiu seu nome até que outro evento de maior significado aconteceu – seu encontro pessoal com um mensageiro muito especial. O mensageiro é conhecido na Bíblia como o Anjo do SENHOR (Gen. 32).

Assim como no seu nascimento, Jacó agarrou outra pessoa novamente com força! No entanto, desta vez ao invés do seu irmão mais velho, era o Anjo do SENHOR. Depois, Jacó exigiu que ele lhe desse algo que nunca recebeu quando criança – a bênção divina que ele tanto valorizava e desejava com paixão. Vendo a persistência e compromisso intenso, o Anjo do SENHOR atendeu o pedido de Jacó e o abençoou.

Como sinal concreto da bênção, o Anjo do SENHOR deu para Jacó um nome completamente novo – Yisrael (Israel). O que significa Israel em Hebraico?

A palavra YiSRaEL é relacionada com o verbo leSRot, que em Hebraico Bíblico significa lutar, aspirar, exercer influência. Neste contexto, é para fazer todas estas coisas com o próprio Deus! Este evento da história mundial foi tão significante, que a nação descendente de Abraão, Isaque e Jacó foi nomeada depois deste encontro particular. Esses descendentes ficariam conhecidos para sempre como o Povo de Israel, o Povo que luta com Deus.


 

Sinceramente,

Dr. Eli
Eli.Lizorkin@eteachergroup.com
Dr. Eli Lizorkin-Eyzenberg

Sobre o Dr. Eli Lizorkin-Eyzenberg

Eli (“Dr. Eli”) Lizorkin-Eyzenberg é um Professor e Pesquisador de Estudos Judaicos e da Era Apostólica.
Ele é o escritor do blog popular Jewish Studies for Christians.

Dr. Lizorkin-Eyzenberg é um grande pesquisador acadêmico.”
Prof. James H. Charlesworth,
Seminário Teológico de Princeton

"Dr. Eli me disse"
Sinta-se a vontade para contatar o Dr. Eli a qualquer momento enviando um e-mail para:
Eli.Lizorkin@eteachergroup.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário