terça-feira, 21 de junho de 2011

CARACTERÍSTICAS DA IGREJA DE CRISTO


"ÁS EGUAS DO CARRO DE FARAÓ TE COMPARO, Ó MEU AMOR". Cantares 1.9.

     Às éguas ... te comparo. Fala o rei. Os cavalos eram conhecidos pela sua força e beleza e eram geralmente lindamente ornamentados. Uma bela descrição de um cavalo se encontra em Jó 39:19-25. Salomão possuía grande número de cavalos e carros (I Reis 4:26; 10:26), muitos dos quais tinham vindo do Egito (I Reis 10:28, 29). A comparação sugere a beleza estonteante da esposa e as características de sua notável personalidade.

  Aqui é tratado o aspecto do amor conjugal entre Salomão e sua noiva (uma donzela sulamita), onde podemos considerar este livro uma ilustração da qualidade de amor existente entre Cristo e a sua noiva, a Igreja (apesar de várias controvérsias: há uma briga diplomática entre os estudiosos devido as possibilidades interpretativas. Os pais da igreja e outros teólogos podem ser citados como exemplo disso. Podemos destacar alguns teólogos defensores da interpretação alegórica: Panteno, Justino Mártir, Clemente de Alexandria, Orígenes, Agostinho e outros. Na escalação do time da interpretação literal ou hitórico-gramatical temos: Doroteu, Lúcio, Teodoro de Mopsuéstia, João Crisóstomo, Jerônimo, Adriano de Antioquia, Junílio, João Calvino e outros.). É um amor indiviso, devotado e extremamente pessoal, ao qual nenhum estranho tem acesso. 
      A comparação de Salomão feita à sua amada, não foi para desonrá - la, nem tão pouco desqualifica - la. A alusão a cavalos era no contexto histórico da época, um elogio. Salomão sabia o valor que as éguas dos carros de Faraó tinham, pois, seus cavalos, como vimos acima, vinham do Egito (2Cr. 1.16a), daí a comparação com a sua amada. 
      As éguas dos carros de faraó eram ESCOLHIDAS A DEDO POR SALOMÃO, assim como Cristo nos escolheu a dedo, a cada um de nós!!!
      Pelas éguas dos carros de Faraó, era pago um alto preço!!!!
      O SENHOR JESUS CRISTO PAGOU UM ALTO PREÇO POR MIM E POR VOCÊ!!! Não foi com ouro, nem muito menos com prata, mas com o PRECIOSO SANGUE!!
      As éguas dos carros de Faraó tinham características comuns a Igreja do Senhor Jesus;

     1. Elas não podiam ter manchas:
      
     a. Tinham que ser brancas como a neve;
     b. Tinham quer estar física e moralmente puras, castas;
     
     Assim tem que ser a igreja do Senhor jesus: Sem pecado; sem rugas; nem máculas !


     2. Elas eram bonitas!!! A igreja tem que ser bonita, não só exteriormente, mas interiormente. Veja Mt. 23.27.


     3. Elas eram imbatíveis; valentes; guerreiras!!!:


      a. Eram ligeiras, preparadas para a guerra!!!


     A Igreja deve ser pioneira:


     - Em Amor: I Jo. 3.14 - 18; 4. 7-12;
     - Em Comunhão: I jo 6.7;
     - Na Evangelização: Mt 25.31-46.
    
    "ASSIM C0MO O CAVALO LEVAVA O CAVALEIRO PARA A GUERRA, ASSIM É O DEVER DA IGREJA LEVAR O SENHOR JESUS CRISTO AOS PERDDOS."    
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário