sexta-feira, 9 de março de 2012

Coca-Cola e Pepsi alteram fórmula nos Estados Unidos

Mudança ocorreu depois que a Califórnia incluiu o 4-metilimidazol, usado no corante caramelo, na lista de substâncias cancerígenas


RIO — Para evitar serem obrigadas pela Justiça a escrever nos seus rótulos algo como “contém substância carcinógena”, a Coca-Cola e a PepsiCo, fabricante da Pepsi, anunciaram que vão alterar suas fórmulas, reduzindo a quantidade de 4-metilimidazol (4-MEI) usado no corante caramelo. A mudança, já realizada na Califórnia, onde o 4-metilimidazol foi incluído na lista de substâncias químicas cancerígenas, será feita em todo o território americano. Apesar da medida, a Coca-Cola fez questão de afirmar que a mudança não foi causada porque havia riscos para a saúde dos consumidores.
Segundo a Associação Americana de Bebida, o 4-metilimidazol foi associado a câncer em ratos numa pesquisa, mas não há provas de que represente risco para o homem. Já o FDA, agência reguladora de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos, afirma que uma pessoa precisaria beber mais de mil latas de Coca-Cola ou Pepsi por dia para ingerir a mesma dose da substância que foi dada aos animais em laboratório.
Coca-Cola e PepsiCo têm mais de 90% do mercado de bebidas americano. As companhias dizem que vão alterar sua fórmula em todo o país, e não só na Califórnia, para facilitar a produção.
Numa nota, a Coca-Cola afirmou que não alterará seu processo de fabricação na Europa, acrescentando que, além da Califórnia, “nem uma única agência reguladora no mundo considera um problema a exposição do público ao 4-MEI como presente no caramelo”.
Já a Coca-Cola Brasil, onde a fórmula também não será alterada, divulgou a seguinte nota: “O corante caramelo utilizado em nossos produtos é absolutamente seguro. Coca-Cola não alterará sua fórmula mundialmente conhecida. Mudanças no processo de fabricação de qualquer um dos ingredientes, como o corante caramelo, não tem potencial para modificar a cor ou o sabor da Coca-Cola. Ao longo dos anos já implementamos outras mudanças no processo de fabricação de ingredientes sem, entretanto, ter alterado nossa fórmula secreta. Continuamos a nos orientar por evidencias científicas sólidas para garantir que nossos produtos sejam seguros. O elevado padrão de qualidade e segurança dos nossos produtos permanece sendo nossa mais alta prioridade”

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/saude/coca-cola-pepsi-alteram-formula-nos-estados-unidos-4271791#ixzz1og3gUwLT
© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário