sábado, 10 de novembro de 2012

APRENDENDO A SUPERAR AS AFLIÇÕES


O que você faria se chegasse de uma viagem a trabalho, daquelas que duram dias, cansado, louco pra ver sua família e, encontrando sua casa toda queimada, ficasse sabendo que levaram sua esposa e filhos sequestrados?

A Bíblia nos conta no livro de I Samuel, capítulo 30, que Davi tinha saído pra guerra com seus homens mas chegando lá não precisaram lutar. Imagino que iam voltando pra casa satisfeitos, sem pais e filhos mortos, loucos para encontrarem seu lar novamente.  Depois de três dias caminhando de volta, ao chegarem em Ziclague, onde estavam acampados, perceberam que os amalequitas haviam estado lá. Tinham levado as mulheres, filhos e filhas, e ateado fogo em todo o acampamento. Diante dessa situação, o que fizeram??? Correram com seus arcos, flechas e lanças como guerreiros fortes e valentes??? Não! E aqui vemos a nosso primeiro passo diante das dificuldades: O CHORO 


Em momentos de dificuldade o choro pode vir SIM. Há pessoas que são travadas, tem medo de demonstrar suas emoções, sentimentos e usa o artifício da costumeira frase “logo passa!”. Aprenda a respeitar seus sentimentos. Até Davi e um exército de valentes chorou, até não terem mais forças.
No verso seguinte vemos que o povo que estava com Davi decidiu apedrejá-lo, afinal de contas ele era o líder. Se não fosse sua ordem de ir para a guerra nada daquilo estaria acontecendo. Muitas vezes é o que acontece conosco. Pessoas que estavam ao nosso lado, na hora da tempestade, pulam fora do nosso barco. Mas aí Davi teve uma postura de um homem convicto de tudo o que Deus já prometeu pra ele, nos mostrando o segundo passo diante da dificuldade:TRAZER À MEMORIA O QUE PODE DAR ESPERANÇA.


Fico imaginando Davi se lembrando do urso e do leão no campo, do gigante e das cinco pedrinhas, dos livramentos que já teve, dos milhares que já havia vencido. Não seria essa mais uma situação em que Deus poderia se mostrar presente e mais uma vez poderoso? O que Deus já fez em sua vida? Quais são as promessas dele escritas na Bíblia que se aplicam a você agora? Quais são as promessas já feitas a você? Traga à sua memória! Vamos  ver o próximo passo de Davi diante de sua dificuldade: PEDIU A DIREÇÃO DE DEUS.

Então Deus disse: Vai! Tudo alcançarás e a tudo libertarás. E ele foi com seus 600 homens. Busque a direção de Deus. Não vá pelo óbvio ou pelo que você acha que deve ser feito. Em Romanos 8:14 diz que todos os que são filhos de Deus são guiados pelo Espírito de Deus. Tem gente que fica como cego em tiroteio, perdido no meio das situações. Aí reage como não deveria, perde amizades, frustra relacionamentos ou mergulha em uma vasta depressão.

A última reação de Davi me chama muita atenção. Dos 600 homens que foram com ele 200 não aguentaram o pique, afinal de contas estavam há 3 dias andando, e ficaram com as bagagens próximos a um ribeiro. Encontraram o bando e finalmente tomaram tudo o que era deles. Na volta, quando se aproximaram do ribeiro onde os retardatários ficaram, Davi os saudou cordialmente! Não é impressionante o coração desse homem? Tratar tão bem assim pessoas que o queria apedrejar e ainda ficaram no meio da viagem?

Alguns que foram não queriam dividir os despojos com os que ficaram. Davi então determinou que todos deveriam receber em partes iguais, pois estavam juntos na batalha. Vemos então o último passo de Davi: HONROU OS QUE ESTAVAM NA BATALHA COM ELE.


Aprenda a dar crédito às pessoas que ‘seguram o chifre’ do boi com você! Lembre-se delas, agradeça, honre!

Fique firme em meio às dificuldades. Chore, lembre-se do que Deus já fez na sua vida e na de tantos outros, busque a direção dEle, faça sem medo e honre aqueles que estiveram com você em todo o tempo!!
Que a paz de Deus reine em seu coração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário