quarta-feira, 9 de maio de 2012

MAGOA, A PRISÃO DA ALMA


       
O ser humano tem sido impedido de sentir alegria e paz nas coisas que Deus tem proporcionado para que a vida seja mais prazerosa, devido a incapacidade de perdoar aqueles que lhe ferem. A conseqüência da não liberação do perdão são os males como: tristeza, apatia, angústia, amargura na alma, depressão, interrupção no relacionamento com Deus e com os outros, além de uma serie de doenças não diagnosticadas.

A pessoa aprisionada pela magoa é como uma plantinha que nasce em terra seca, sem agua e exposta ao sol do dia e a geada da noite. A nossa alma quando é presa pelo rancor, aos poucos vai secando ao bloquear o fluxo da graca de Deus pela dificuldade de perdoar, até nao conseguir mais subisistir as intemperias da vida.

Lembro-me uma vez no início do meu ministério onde eu fui duramente ferido por uma pessoa que ocupava uma posição de liderança sobre a minha vida. E a ofensa foi tão forte que me tirou toda esperança de futuro do plano de Deus para minha vida e me levou a um verdadeiro quarto escuro da alma. Só consegui sair desta situação quando perdoei esta pessoa.

Eu me senti dentro de um alçapão, aprisionado e acorrentado. O apostolo Paulo em 2 Corintios 2: 10 e 11, fala sobre a necessidade de perdoar para não ser vencido por satanás e alerta os coríntios a não ignorar os seus ardis. A palavra ardis significa: arapuca, estratagema, cilada, armadilha e emboscada.

Na ocasião em que fui ofendido e estava bastante magoado, fui me aconselhar com um amigo pastor mais experiente no ministério e ele me disse: "Antonio, perdoa! Você é pastor e seu ministério vai ficar preso se você não perdoar." É difícil, pois eu era quem foi o ofendido da história e tinha que perdoar.

Seguindo o conselho e algumas orientações, então escrevi um email pedindo perdão. Independente de qualquer coisa eu queria ser perdoado. A resposta foi: Eu te perdôo e quando te encontrar quero te dar um beijo na testa.
Queridos, quando eu apertei o botão enviar e recebi logo em seguida a palavra que eu precisava: enviado! Eu poderia traduzir esta palavra como aliado.  tive a sensassão de quebrar os laços que me prendiam, a partir daquele momento eu era livre  novamente. Glorias a Deus!
No livro de Mateus capitulo 18:23-35 a Bíblia conta história de um homem que não sabia perdoar. Havia um homem que devia uma quantia muito alta ao rei e por ter implorado o rei se compadeceu dele e o perdôo a divida. Ao sair da presença do rei ele encontrou alguém que lhe devia uma quantia insignificante, e ao cobrar esta pessoa ela não tendo com que pagar, implorou perdão. Este homem ao invés de fazer o que o rei havia feito com ele não fez assim, mas colocou quem lhe devia na prisão. Ao saber disto, o rei ficou muito irado e mandou prender este homem que não perdoou e mandou entregá-lo aos torturadores. É isto que acontece com quem não perdoa. Ele tem aflição na alma até aprender a perdoar.
Nós fomos perdoados e devíamos um preço que jamais poderíamos pagar, o preço do pecado, que Deus nos perdoou através do sacrifício de Jesus na cruz. E assim como o Rei Jesus nos perdoou assim devemos perdoar os nossos devedores. 

Ore a Deus que o ajude amar estas pessoas que te feriram e machucaram os seus sentimentos. E depois procure a pessoa e libere o perdão. As vezes como no meu caso vamos fazer isto por email ou por carta, as vezes vamos pedir perdão mesmo quando fomos nós os ofendidos. Não importa quem ou o que tenha acontecido e sim que você seja livre o mais rápido possível deste sentimento aprisionador, à magoa. 

Deus te abençoe em nome de Jesus!

Pr. Antonio Cesar

Nenhum comentário:

Postar um comentário